XIX CEA UFBA – Foto de encerramento, 24 de janeiro 2020, auditório do pavilhão de aulas Glauber Rocha. Foto: Blog O Guardador de Estrelas

Olá, pessoal!

O quinto e último dia do XIX Curso de Extensão em Astronomia da UFBA foi mais um dia de muita interação e aprendizados.

A tarde começou com a palestra Variação paradoxal do período de duração do dia solar em relação ao sistema Kepler / Newton, do professor, astrônomo amador e matemático Luiz Sampaio Athayde Júnior, cujo teor é fruto de trabalho original desenvolvido pelo palestrante, envolvendo anos de observação sistemática, muita pesquisa e sagacidade, com especial aplicação prática para as coordenadas de Salvador, que por sua vez está à latitude média do estado da Bahia. A explanação esteve muito bem demonstrada e ilustrada durante a palestra.

Palestra: Variação paradoxal do período de duração do dia solar em relação ao sistema Kepler / Newton – Luiz Sampaio Athayde Júnior

A segunda palestra teve por tema A Cosmologia e o Nobel de Física de 2019, apresentada pelo doutor em cosmologia Cássio Magalhães Pigozzo. Durante a palestra, também muito bem ilustrada, o público presente teve oportunidade de se familiarizar com os aspectos e descobertas mais relevantes sobre o conhecimento cosmológico contemporâneo, e o papel dos atuais laureados pelo Prêmio Nobel de Física em 2019 no desenvolvimento e construção destes conhecimentos.

Palestra: A Cosmologia e o Nobel de Física de 2019 – Cássio Magalhães Pigozzo

E a palestra de encerramento, como já é uma tradição do CEA UFBA foi ministrada pelo especialista em meteoritos Dr. Wilton Pinto de Carvalho, que apresentou uma palestra rica em aspectos técnicos, ilustrações, história, e ainda ofereceu ao público presente a rara oportunidade de tocar, analisar, sentir o peso e fotografar diversos tipos de meteoritos.

Palestra: Meteoritos: os primeiros estágios da formação do Sistema Solar – Wilton Pinto de Carvalho

Foi um grande final para um Curso projetado com muito carinho e dedicação pelo Professor Dr. Alberto Brum, demais professores e dirigentes da UFBA, e membros da Associação dos Astrônomos Amadores da Bahia – AAAB.

À Universidade Federal da Bahia, e a todos que participaram, ou contribuíram de alguma maneira para o sucesso do evento nosso parabéns, e nossa gratidão.

No ano que vem, para a vigésima edição do CEA UFBA, certamente teremos uma edição ainda mais especial, e esperamos por você.

Um 2020 de muitos aprendizados para todos!

Visite a fanpage O Guardador de Estrelas para ver mais fotos do CEA UFBA 2020



Fernando Munaretto

Fernando Munaretto é autor do Blog O Guardador de Estrelas. Paranaense, radicado na Bahia desde janeiro de 1996, época em que iniciou seus estudos em Astronomia. Montanhista, motociclista, amante de ciências naturais, história, literatura, trabalha com educação, ministrando palestras e observações do céu ao ar livre na Chapada Diamantina, no Planetário do Museu Parque do Saber, em Feira de Santana, e em Salvador, com diversas escolas, instituições de ensino e agências de ecoturismo da Bahia e de outros estados.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *