Aspecto da Lua às 19h19 de 09 de fevereiro 2020 visualmente próxima à estrela Alpha Leonis, também conhecida por seu nome latino Regulus.

Olá, pessoal!

Hoje a Lua nasce por volta de 18h45, com cerca de 99,2% do seu disco iluminado e aproximadamente à 361 mil quilômetros de distância da Terra. É o que chamamos de superlua, quando o plenilúnio acontece próximo ao perigeu.

Vale muito a pena se programar para observar o céu no início da noite. A uma pequena distância angular da Lua poderemos identificar a estrela Alpha Leonis (Regulus), e olhando para lado oposto do céu, no quadrante oeste, Vênus pode ser facilmente identificado como o astro mais evidente.

Às 19h39 está prevista a passagem visual do Telescópio Espacial Hubble à uma pequena distância angular de Vênus.

Localização e trajetória prevista para a passagem do Telescópio Espacial Hubble (HST) observável a olho nu com magnitude de 2.2 às 19h19 de 09 de fevereiro 2020 para as coordenadas de Salvador. Stellarium.org

Se o bom tempo permitir, vale muito a pena se programar para fazer esta observação.

Desejo a todos uma feliz noite de superlua, e boas observações!


Fernando Munaretto

Fernando Munaretto é autor do Blog O Guardador de Estrelas. Paranaense, radicado na Bahia desde janeiro de 1996, época em que iniciou seus estudos em Astronomia. Montanhista, motociclista, amante de ciências naturais, história, literatura, trabalha com educação, ministrando palestras e observações do céu ao ar livre na Chapada Diamantina, no Planetário do Museu Parque do Saber, em Feira de Santana, e em Salvador, com diversas escolas, instituições de ensino e agências de ecoturismo da Bahia e de outros estados.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *